segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Critérios para a avaliação da informação virtual

Considerando a quantidade crescente de informações disseminadas na internet, existem alguns critérios que devem estar presente na avaliação destas informações, aspectos que precisam ser levados sempre em consideração antes de aceitar ou indicar um blog como um bom canal de informação. Estes aspectos tem se tornado alvo de estudo por vários autores. Entre eles está a credibilidade, a consistência, pertinência, atualização, objetividade, tanto em relação a autoria quanto a fonte (informação propriamente dita).

A informação postada em blogs precisa ser entendida como séria, fazendo-se necessário refletir sobre a natureza e os objetivos do blog, avaliando a partir daí, sua pertinência, sua atualização e confiabilidade.Os critérios a serem considerados incluem desde a autoridade daquele responsável pela compilação da informação; o conteúdo disponibilizado, ressaltando o valor e o volume da informação; o acesso (navegação e recuperação); até a ergonometria (comodidade, facilidade de utilização, luminosidade e visibilidade). Devem ser considerados, ainda, a acessibilidade, usabilidade e serviços de valor.

Nos posts deve aparecer informação sobre o autor, data de publicação, links pertinentes, lista de palavras chaves para cada post, seção de ajuda, link para a seção ajuda em área visível, ser de fácil acesso. É importante também, identificar a tipologia do blog, se é pessoal ou institucional, a política editorial, ter uma URL correta, clara e fácil de ser lembrada e ter uma estrutura orientada para o utilizador.

Deve passar por atualização e revisão constantes, assim como disponibilizar endereços de contato de seu produtor e autor.
Na análise em relação ao autor deve-se levar em conta se é conhecido na área, se é citado por outros autores e se sua especialidade está relacionada com o conteúdo do trabalho.

Na internet a informação recuperada precisa ser confiável, e o autor precisa ter autoridade para escrever, deve-se, então, buscar conhecer as habilidades deste autor, procurar por críticas ao seu trabalho, identificar se houve revisão de conteúdo, determinar a responsabilidade intelectual da fonte, a responsabilidade editorial, identificar quem está disseminando a informação e quem está disponibilizando e se há vínculo com alguma instituição. Deve-se verificar também, a data em que a informação foi coletada, data em que foi disponibilizada e atualizada, indicação da periodicidade de atualização da fonte e data de copyright.

Com relação a informação, ao conteúdo propriamente dito, para que haja credibilidade é importante conferir as referências, a consistência da bibliografia e citações, a metodologia utilizada e conhecer o corpo editorial.

A consistência pode ser verificada a partir da possibilidade de acesso em níveis diferenciados, de uma interface amigável, da disponibilidade de auxílio online e da ajuda e clareza no processo de navegação.

Estas são algumas medidas que podem ser vitais na decisão que o profissional da biblioteconomia deverá tomar ao buscar a informação, garantindo credibilidade ao serviço e satisfação ao seu usuário.

REFERÊNCIAS

JIMÉNEZ H., Sonia; SALVADOR B., Javier. “Evaluación formal de blogs con contenidos académicos y de investigación en el área de documentación”. En: El profesional de la información, 2007, marzo-abril, v.16, n. 2, pp. 114-122.

ALVIM, Luísa. A Avaliação da Qualidade de Blogues. Casa Museu Camilo Castelo Branco. Câmara Municipal de V.N. de Famalicão. Email: mlamaoda@portugalmail.

TOMAÉ, Maria Inês et alii. Avaliação De Fontes De Informação Na Internet: Critérios De Qualidade. 2000

PRIMO, Alex . Blogs e seus gêneros: Avaliação estatística dos 50 blogs mais populares em língua portuguesa. In:XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2008, Natal. Anais, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário