segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O impacto das novas tecnologias no jornalismo

Os jornais, revistas e livros estão adaptando seus estilos operacionais às realidades do computador, e enfrentando a concorrência de um número cada vez maior de provedores eletrônicos de informação.
Alguns autores acreditam que o leitor deixa de consumir o conteúdo impresso se tiver a informação disponível on-line, no entanto, cada veículo tem suas particularidades e cada ferramenta tem uma função.
Ao navegar na rede, um internauta procura por informações. Tudo o que o consumidor procurar, encontrará na rede, na quantidade e com a profundidade que ele quiser, dependendo do quanto quer se dedicar à busca.
Neste sentido pela questão tempo, familiaridade com a mídia e na relação conteúdo em oposição a qualidade das informações, que se diferencia o leitor.
Estas implicações, não só econômicas, mas também políticas e sociais, tem como foco as mudanças que se efetuam gradativamente no jornalismo impresso.
As tecnologias trouxeram o barateamento no preço de hardwares e softwares, uso maior de videoconferências e da inteligência artificial, contudo, o suporte em papel, ainda é o meio mais usado para registrar e, portanto, armazenar e comunicar informações.
Talvez a solução para este impasse resida na revisão da própria carreira dos profissionais da informação, que deverão ser vistos como profissionais da multimídia, ao se valerem cada vez mais das tecnologias da informação.
Hoje é impossível pensar a vida sem as redes interativas. Surge uma tecnologia mais eficaz, que oferece todas as possibilidades já exploradas na imprensa, no rádio, na televisão, operando uma ultrapassagem: a possibilidade de interação e a velocidade com que tudo ocorre. O volume de informações emitidas é maior, bem como a rapidez com que chegam aos lares, oportunizando-se situações que as tecnologias anteriores não possibilitavam.
Enquanto isso, nos níveis executivos das companhias de mídia, as mudanças tecnológicas em ritmo veloz forçam os administradores a adaptarem-se a um novo ambiente de negócios. Os resultado são as continuas fusões, alianças e aquisições de controle e liquidações das antigas empresas.

REFERÊNCIAS

CICILLINI, Fernanda Maria. Novas tecnologias e jornalismo impresso: apontamentos sobre a informatização da imprensa paulista. Disponível em:
http://www
.cibersociedad.net/congres2006/comuns/perfil.php?id=13719


SOUSA, Jorge Pedro. Jornalismo on-line. Forum Media, Viseu, n. 5, nov. 2003. Disponível em: <http://www.ipv.pt/forumedia/5/13.htm>. Acesso em: 25 out. 2010.

. Acesso em 25/10/2010 às 19:15h.

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