segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Redes sociais e as comunidades virtuais

Dentre os benefícios das redes sociais estão a colaboração (quando o participante contribui com o objetivo da comunidade); a aprendizagem (o indivíduo adquire conhecimento informalmente através do testemunho da experiência de outros) e a socialização (o indivíduo interage com outros).

A interação entre os indivíduos pode acontecer através da árvore de discussão, quando de uma mensagem original, surgem respostas subordinadas umas as outras; do fórum de discussão que é destinado a promover debates através de mensagens; ou através de lista de discussão que permite a um grupo troca de mensagens via e-mail entre todos os membros deste grupo.

As comunidades virtuais estabelecem relações num espaço virtual, através de meios de comunicação à distância e caracterizam-se pela reunião de um grupo de indivíduos com interesses comuns, criando um conhecimento coletivo.

Na biblioteconomia existem redes sociais para biliotecários, educadores e bibliotecários-educadores; as livrarias online passam a utilizar as redes sociais para partilhar leituras interessantes e até pesquisas através da barra de ferramentas.

REFERÊNCIAS

ROZADOS, Helen Beatriz. Comunidades Virtuais e redes socais.Power Point 

Nenhum comentário:

Postar um comentário